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O surgimento da ideia inicial Ă© algo ainda inexplicĂĄvel. PorĂ©m acredita-se que a ideia vem de uma necessidade natural do ser humano de responder a questĂ”es e perguntas que ele mesmo se impĂ”e. Ela se forma como um click, um estalar de dedos onde informaçÔes jĂĄ guardadas em sua memĂłria se ligam a novas informaçÔes e assim transforma informaçÔes e conteĂșdos que vagavam na mente do ser humano em algo quase palpĂĄvel.

 

Segundo Robert Mckee, em seu seminårio ministrado em Buenos Aires em 2009, o que diferencia um artista, ou um ser de alta criatividade, de um ser humano que não exercita sua criatividade é a capacidade de absorção de informaçÔes. Para ele, a vida de um artista é uma eterna pesquisa, tanto de informaçÔes, mas também uma pesquisa sensorial, de jeitos e trejeitos, em uma busca incansåvel de entender o ser humano.

 

Dentro de uma narrativa a ideia inicial se torna nĂŁo a base, o chĂŁo onde se pisa, mas a tocha que o escritor segura e que vai iluminar o seu caminho e o processo de construção narrativa. Essa ideia Ă© altamente mutĂĄvel e flexĂ­vel, se nĂŁo for dessa forma, se a ideia se tornar rĂ­gida e imutĂĄvel Ă© como se a tocha se apagasse e o escritor voltasse a ser cego e parasse de perceber as nuances e inĂșmeras possibilidades que a prĂłpria histĂłria lhe oferece.

 

Parte do treinamento de escrita para um escritor consiste em encontrar constantemente ao seu redor as ideias para criar e desenvolver. Estas ideias podem se apresentar de vĂĄrias formas e cabe ao roteirista compreendĂȘ-las. Ela pode surgir como uma pergunta a ser respondida, uma ideia literĂĄria, como uma frase de efeito ou um tĂ­tulo ou tambĂ©m imageticamente, como uma cena, uma situação, uma imagem, um personagem ou algo do gĂȘnero.

 

PorĂ©m o roteirista muitas vezes nĂŁo pode esperar para que uma ideia surja para que ele possa desenvolver o seu roteiro. A profissĂŁo muitas vezes impĂ”e prazos e a necessidade de criação rĂĄpida. Para tanto, o roteirista muitas vezes deve recorrer ao que Doc Comparato cita como os 6 campos de ideias. As Ideias Selecionadas sĂŁo ideias que surgem de nossa memĂłria, de nossa vivĂȘncia pessoal. Ideias Verbalizadas sĂŁo as que surgem quando nos contam algo. Ideias Lidas (for free) surgem quando lemos algo em jornais, revistas ou ouvir no noticiĂĄrio. Ideias Transformadas sĂŁo as que tiramos de outros livros, filmes, peças ou outras expressĂ”es artĂ­sticas. Ideia Proposta Ă© a ideia encomendada, quando um produtor tem uma ideia e contrata o roteirista para desenvolvĂȘ-la.

Ideias procuradas sĂŁo as criadas para suprir uma demanda de mercado, vinda atravĂ©s de pesquisas de pĂșblico.

 

Um passo fundamental para trabalhar suas ideias e colocĂĄ-las no papel. Crie cartĂ”es que fiquem visĂ­veis no seu espaço de trabalho ou ainda trabalhe com softwares e aplicaticos que permitam coletar suas ideias em um Ășnico espaço. Talvez uma ideia nĂŁo pareça tĂŁo boa na primeira vez que vocĂȘ pensar nela, mas a anote e deixe maturando, ela poderĂĄ ser valiosa posteriormente.

 

Mas e quando vocĂȘ jĂĄ tem uma idĂ©ia, mas estĂĄ encontrando dificuldades para dar formas a esta ideia? Para começar a desenvolver sua idĂ©ia, Ă© fundamental o auto-conhecimento. VocĂȘ pode ser Ăłtimo em desenvolver personagens, por exemplo, e este Ă© um bom caminho para começar a trabalhar sua idĂ©ia. Que personagens se enquadram nesta idĂ©ia, como eles enfrentariam estas situaçÔes? Ou ainda vocĂȘs pode fazer exercĂ­cios de criatividade para ajudar a pensar nas possibilidades. Pode fazer um brainstorm individualmente ou em um grupo de trabalho. Pode trabalhar com o universo do “ E se...” criando diversas opçÔes viĂĄveis para seguir.  E se esta sua ideia fosse somada a outra, que novas opçÔes narrativas criariam? Pesquise sobre sua idĂ©ia, use livros, dicionĂĄrios, internet, converse com pessoas sobre o assunto. Pesquisar eleva o nĂșmero de pontos de vista sobre o assunto e abre um leque de possibilidades que vocĂȘ talvez nĂŁo tenha pensado inicialmente.  Na realidade a simples mudança do ponto de vista Ă© uma opção interessante. Por ultimo, escreva muito. NĂŁo deixa a pĂĄgina em branco lhe assustar. Escreva tudo que conseguir sobre a sua idĂ©ia, faça associaçÔes de palavras, listas, descriçÔes. Aos poucos vĂĄ filtrando tudo o que escreveu e faça uma lista do que mais gosta e o porque. Sua ideia deve começar a tomar forma. Agora Ă© hora de pensar na sua storyline.  

A Idéia

Por Cipriano Wiski

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