Aqui, reunimos em uma lista alguns dos termos e verbetes mais utilizados dentro da escrita de roteiros. Você verá muitos deles nos roteiros que coletamos, nos livros sobre roteiro e em nossos textos e artigos.
E
EVENTO
Acontecimento que altera o rumo da narrativa, na vida do personagem.
ÉPICO
Termo relacionado à epopéia/estilo ou gênero narrativo de grandes acontecimentos, geralmente de longo tempo narrativo, onde se acompanha a saga de um personagem icônico ou mesmo de uma geração de personagens.
ELIPSE
Recurso narrativo relativo ao tempo, onde uma porção ou bloco do tempo é subtraído ou condensado da linha narrativa.
EMPATIA
Sensação ou sentimento de colocar-se no lugar do outro, dramaturgicamente utilizado na construção de um personagem a fim de aproximar e criar identificação com o espectador.
EPÍLOGO
Capítulo final de uma obra literária que serve se recapitulação, fecho ou remate da obra / cena ou sequencia final, que segue após o desfecho da narrativa que informa o espectador o destino dos personagens.
ESPELHO
Página de roteiro, geralmente de abertura, contendo informações como personagens, cenários, locações, etc.
ESTRUTURA
A coluna vertebral de uma narrativa / A união de atos, sequencias, cenas / A visão geral da narrativa. / “... seleção de eventos da estória da vida das personagens que é composta em uma sequência estratégica para estimular emoções específicas, e para expressar um ponto de vista específico.”(MCKEE)
"ETHOS"
Termo grego que se refere à Ética que pode ser compreendido como moral da história./ parte integrante do tema.
EXPOSIÇÃO
Parte inicial da narrativa que tem o intuito de expor o background e os personagens, ganhar o expectador e criar a sensação de familiaridade com a narrativa, explicando regras do mundo daquela estória, normalmente se encontra no primeiro ato.
EXTERNA(o)
Indicação do cabeçalho comumente abreviado “EXT.”, que auxilia a produção e direção em aspectos de locação e iluminação.
ESTEREÓTIPO
Composição de características de um indivíduo ou personagem que lhe confere rápida agregação de valores de caráter através de conceitos pré-definidos do público.
EXPECTATIVA
Força dramática que surge de uma ação e constrói a Brecha ou gap.
F
FADE
Palavra de origem inglesa para escurecer, sumir, proveniente do teatro onde se utiliza cortinas para mudar de um cenário ao outro ou marcar passagem de tempo. / Indicação do roteiro para a necessidade de um corte / Recurso ou efeito de edição
FARSA
Subgênero da comédia, que consiste em uma narrativa onde o engano ou trampa leva o espectador ao riso.
FICÇÃO
O que não é verdade / A criação dramatúrgica ou literária de um mundo único, com fatos, personagens e ações que não condizem com nenhum acontecimento do mundo real, mesmo que baseados em acontecimentos reais.
FICÇÃO CIENTIFICA
Gênero narrativo que une a ciência e a fantasia para criar um mundo fantástico, comumente ligado ao gênero da ação ou aventura.
FLASH-BACK
Deslocamento do tempo dramático para o passado.
FLASH-FORWARD
Deslocamento do tempo dramático para o futuro.
FOLHA DE ROSTO
Vide capa
FANTASIA (GÊNERO)
Gênero narrativo que do fantástico e paranormal para criar um mundo deslocado das regras que regem o mundo real, comumente ligado ao gênero da ação ou aventura.
FRANQUIA
Nomenclatura comum no mercado audiovisual que designa um grupo ou sequencia de produtos com mesma linha narrativa ou personagens/ A coleção de tudo que define uma série. Elementos, características ou estruturas fixas de um universo narrativo, definindo um estilo próprio da obra.
G
GANCHO
Recurso narrativo normalmente encontrado em obras seriadas que visa através de um mistério ou uma cena de impacto prender a atenção do espectador e guia-lo ao próximo episódio.
GAG
Piada curta, comum em comédias ou sitcoms.
GAP
Brecha / Momento do conflito expectativa e resultado da oposição de duas ações dramáticas inversas.
"GIMMICK"
Recurso usado para resolver uma situação problemática. Reversão de expectativa.
GRADAÇÃO
O aumento da força dramática cena a cena levando ao clímax.
GÊNERO
Conjunto de características de uma narrativa que a aproxima de uma narrativa similar, criando assim uma ligação entre elas através de cânones, certos aspectos comuns a esse grupo de narrativas.