Aqui, reunimos em uma lista alguns dos termos e verbetes mais utilizados dentro da escrita de roteiros. Você verá muitos deles nos roteiros que coletamos, nos livros sobre roteiro e em nossos textos e artigos.
T
TAGLINE
Frase do pôster, uma síntese da história ou do clima em uma frase, de forma vendável.
TEASER
Sequência inicial de um episódio que tenha a função de provocar e prender o espectador para o decorrer da história/Peça publicitária, normalmente de curta duração, que serve para instigar a curiosidade do espectador.
TEMPO DRAMÁTICO
Tempo percebido pelo espectador, qualidade da obra cinematográfica de contrair ou expandir o tempo criando uma nova noção temporal. A noção de tempo dramático está presente em cada partícula, cada fragmento da estrutura e, consequentemente, também no produto final. Por conseguinte, podemos dizer que existe um tempo dramático total e um tempo dramático parcial, que é aquele que acontece dentro de cada cena. (COMPARATO)
TEMPORALIDADE
Tempo em que passa a narrativa, tempo interno da história.
TOTALIDADE
Princípio básico da unidade.
TEMA
É o ponto de partida da narrativa. Sobre o que aborda, ideia central da estória. Normalmente citando seu Ethos. “Pode-se definir tema como o ponto de vista do escritor em relação ao material” (HOWARD, MABLEY).
TENSÃO PRINCIPAL
Clímax de cada ato ou sequencia
TRANSIÇÃO
Indicação do roteiro que remete à necessidade de um corte sutil entre uma cena e outra/Cena cujo objetivo é levar sentimentos, personagens ou a história de um ponto a outro.
TRATAMENTO
Cada versão de escrita ou reescrita de um roteiro.
TRAGÉDIA
Forma de drama que se caracteriza pela sua seriedade, dignidade e frequentemente os deuses, o destino ou a sociedade. resulta numa catarse da audiência e isto explicaria o motivo dos humanos apreciarem assistir ao sofrimento dramatizado.
TWIST
Vide ponto de virada
TRANSMÍDIA
Estratégia mercadológica que visa aumentar a abrangência de público e consumidores tanto alterando a plataforma de transmissão de um audiovisual, como se utilizando da narrativa central, personagens ou objetos, para criar diferentes produtos midiáticos.
V
VALOR
“...qualidades universais da experiência humana que pode mudar do positivo para o negativo, ou do negativo ao positivo, a cada momento.” (MCKEE)
VOICE OVER
Estilo de narração ou diálogo que se sobrepões a imagem, de forma não diegética, não alterando o conteúdo narrativo da cena, mas sim o dramático.